terça-feira, janeiro 15

Gelo amigo avisa quando você exagera no álcool

A criatividade humana é ilimitavel.

Dhaira Dand, pesquisador do MIT Media Lab, teve uma experiência que muitos já conhecem muito bem. Depois de uma noite de muito álcool e um belo porre, ele acordou no hospital.

Arrependido, para evitar que isso acontecesse novamente, Dand produziu cubos de gelo inteligentes que avisam quando você já bebeu demais, que também brilham de acordo com o ritmo da música ambiente.

Na prática, os eletrônicos instalados dentro dos cubos de gelo mostram o quanto e o quão rápido a pessoa já bebeu, mudando a cor semelhante a um semáforo. De verde para laranja e, quando estiver além do limite, para vermelho. E o mais incrível é que ao ascender o sinal vermelho,  os cubos enviam uma mensagem de texto a um amigo próximo da pessoa, através do smartphone. Uau !!!

Isso é possível devido aos materiais de que é feito o dispositivo em questão: bateria de célula de moeda, microcontrolador e transmissor infravermelho. Os três são moldados dentro de cubos feitos de material gelatinoso. O microntrolador conta o número de goles por bebida e, quando a bebedeira passa dos limites estabelecidos por Dand, o transmissor envia um sinal para o seu celular, ativando a mensagem de alerta com destino ao seu amigo.


Parece simples não ? Por que eu não pensei nisso?

O VÍDEO está em inglês mas é fácil entender o funcionamento.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário