quarta-feira, maio 22

O TCC de Marketing e a logomarca

Com a proximidade da conclusão da graduação, é habitual que faculdades e universidades exijam o tão temeroso, porém necessário, TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.

É um tipo de trabalho acadêmico utilizado no ensino superior brasileiro como forma de fazer uma avaliação final dos graduandos, em todos os aspectos da sua formação. Dependendo do curso, o TCC pode ser uma pesquisa científica. Em outros casos, como no Marketing, pode ser um Planejamento de Marketing.

Mas, não é sobre o TCC a que me proponho discutir neste texto. E sim, sobre o Planejamento de Marketing, em que os formandos devem criar uma consultoria fictícia para, assim, identificar uma empresa real para montar o planejamento. Trata-se de uma atividade prática, bem próxima daquela que enfrentarão no mercado.

Dentre as diversas tarefas a serem desenvolvidas pelos formandos, uma delas é a criação da logomarca da consultoria, levando em conta toda a simbologia que ela seja capaz de refletir no posicionamento da empresa.

Criar uma logomarca não é fácil. Basta perguntar a qualquer profissional de publicidade. O designer tem que levar em conta, entre outras coisas, as características da empresa e a mensagem que ela quer transmitir ao público.

Em muitos casos, logomarcas são criadas de forma amadora e refletem negativamente na imagem da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário